top of page

Hades Deus do Submundo Mais Cruel

  • Foto do escritor: Lucas London
    Lucas London
  • 16 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Hoje iremos falar sobre Hades o deus das riquezas que também governa o submundo, ou mundo inferior, aonde está o reino dos mortos, as almas condenadas. Considerado o mais impiedoso e monstruoso, a personalidade forte lhe garantia o titulo de “mais temido entre os deuses”, já que seu papel era punir as almas que lhe eram enviadas. Muitos pensavam que ele tinha o poder de ressuscitar os mortos porem seu papel era apenas julgá-las. Era o deus das riquezas pois acreditavam que os metais preciosos e as fartas colheitas eram fruto da sua benção sobre os homens.



Em sua companhia sempre tinha um cetro, uma chave do submundo, assim como o cão de três cabeças, o Cérbero. Esse cão era responsável por guardar a tão temida entrada dos mortos. Nos contos ele é retratado por ter uma pele escura, com uma longa barba e uma coroa o adornando. No seu habitual andava de carruagem e acompanhado quase sempre de sua esposa Perséfone.

Como de costume Cronos o mais novo Titã, devorava seus filhos ao nascer com medo de ser destronado, contudo, os irmãos de Hades, Zeus, Deméter, Héstia e Hera saíram vitoriosos da batalha contra o pai. Como recompensa os Céus e Terras ficaram com Zeus, os mares com Poseidon e Hades ficou com o direito de governas o submundo.

Seu palácio ficava nas profundezas da terra, para chegar até ele era preciso atravessar o oceano, conforme retratado no conto “Odisseia”, seu símbolo era um capacete que foi forjado pelo Hefesto o deus do fogo, dos metais e da metalurgia.

Perséfone, filha de Zeus era sua grande paixão, tendo sida raptada por Hades e levada ao seu palácio no submundo, foi enganada e seduzida a comer Romã, o fruto proibido, que é representada como selo do casamento entre eles, sendo possível retornar a superfície apenas 9 meses por ano, já que o fruto a impossibilitaria de se alimentar fora dali, nesse período a mãe de Perséfone ficava triste, com isso a superfície ficava fria, conhecido como o regime das estações, essa parte é o inverno. Quando a filha voltava para casa, a alegria e o calor contagiante aqueciam a terra e iluminava os campos, por sua vez esse período é conhecido como verão, primavera e outono.

Os filhos mais conhecidos de Hades são Zagreu Deus da Religião Órfica; Macária deusa da morte abençoada; Melinoe deusa dos fantasmas, pesadelos e da loucura.

O responsável pela travessia das almas até o submundo era Caronte, que navegava no rio Aqueronte ou popularmente “Rio da Dor”, era um barqueiro mal humorado, filho da noite e das trevas, em seu rosto enrugado uma grande barba branca aparecia, junto a um cajado que lhe ajudava navegar e inçar as velas, em seu navio decrepito. Em suas viagens rotineiras o pagamento das almas até o submundo era feito pela família do falecido, colocam moedas na boca dos cadáveres para poderem entregar a Caronte. O Significado de seu nome é Brilho Intenso.


Referências Bibliográficas:

 
 
 

Yorumlar


Post: Blog2_Post

©2020 Iluminado Eterno Site - LucasLondon_Produções

bottom of page